Profissionais da atenção básica, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e agentes comunitários de saúde participaram, ontem, de uma web aula de atualização sobre o zika vírus. A aula foi ministrada pela modalidade de ensino à distância, por meio do serviço de tele educação do Programa Telessaúde Mato Grosso, e teve como objetivo capacitar e sensibilizar esses profissionais para a detecção precoce dos casos a fim de prestar atendimento adequado, conforme protocolo do Ministério da Saúde, e assim prevenir essas doenças. Ao todo 280 profissionais, da capital e do interior, participaram da capacitação.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Flávia Guimarães, explica que a ação faz parte de uma série de conferências e web aulas que serão realizadas em virtude da ocorrência de microcefalia no Estado. “O governo do Estado tem priorizado as ações de combate e controle ao mosquito Aedes aegypti e uma das estratégias é a educação permanente de profissionais do SUS. Através das capacitações é possível proporcionar uma assistência oportuna e assim evitar o agravamento dos casos e ocorrência de óbitos”.
Entre os assuntos abordados no conteúdo da web aula estão as informações sobre notificações e investigações de casos, assim como orientação para a coleta de material biológico. Também foram discutidas as diferentes causas da microcefalia, a relação do zika vírus com a doença e os cuidados com as gestantes e a população em geral na prevenção da doença.
A web aula foi apresentada pela médica da equipe técnica epidemiológica, da SES, Silbene Lotufo Muller. De acordo com ela as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti possuem sintomas e sinais muitos semelhantes, por isso os profissionais precisam se atualizar quanto ao processo de conduta médica e de como conduzir em caso de suspeita destas doenças. “A dengue, a chikungunya e a zika são doenças que apresentam os mesmos sintomas, mas cada uma possui características principais. Identificar essas características clínicas-epidemiológicas é fundamental para a detecção precoce e o tratamento oportuno”.
Além do conteúdo apresentado, os participantes da web aula puderam interagir com a médica e tirar as dúvidas sobre as doenças. As principais dúvidas apresentadas se referiram aos sintomas das doenças, notificação dos casos suspeitos, locais de referência para atendimento dos pacientes e à sorologia para diagnóstico diferencial.
Dando sequência às ações de educação permanente, uma web aula com o tema condutas laboratoriais frente aos casos suspeitos de dengue, zika e chikungunya será realizada no próximo dia 18 (sexta-feira), às 14h, com a equipe do Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso (Lacen). Para participar e assistir as aulas é preciso acessar o site do Telessaúde Mato Grosso e, dentro do calendário de eventos disponibilizado na página inicial, clicar na data referente à aula. Após a transmissão das aulas o conteúdo fica disponível para acesso no canal do Telessaúde Mato Grosso no Youtube.