Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO) decidiu reforçar dois eventos para chamar a atenção da população e combater o câncer de boca. Dia 25 haverá a 3ª Corrida de Combate ao Câncer de Boca e 1ª Corrida do Cirurgião-Dentista.
As inscrições seguem até o dia 18 de outubro. São mil vagas e o valor da inscrição é de R$ 65. Cada participante receberá um kit contendo camiseta em tecido tecnológico, número de peito e chip eletrônico. A largada será às 7h do dia 25 de outubro (domingo), na Praça das Bandeiras situada no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. O percurso é de 8 km nas categorias geral, acadêmicos de odontologia e cirurgião-dentista. Os três primeiros em cada categoria receberão troféus e medalhas.
O presidente do CRO-MT, Luiz Evaristo Ricci Volpato, explicou que o objetivo é chamar a atenção para a prevenção contra o câncer de boca aliando o tema à prática esportiva. “O diagnóstico desta doença acontece tardiamente, em estágio avançado, por isso é importante que ações como esta sensibilizem as pessoas sobre a importância da prevenção, que é sinônimo de salvar vidas”, afirma.
O Instituto Nacional de Câncer estima que em 2015, no Brasil, haverá cerca de 10 mil novos casos em homens e 5 mil novos casos em mulheres com câncer de boca. Em Mato Grosso, a estimativa é de 120 novos casos em homens e 40 em mulheres considerando as taxas de incidência por 100 mil habitantes.
O paciente deve realizar um auto-exame pelo menos duas vezes ao ano, em um local bem iluminado e diante do espelho bem próximo do rosto. O primeiro passo é remover as próteses (dentaduras ou próteses parciais removíveis), fazer uma boa higienização, escovar dentes, língua e a parte interna das bochechas. Em seguida, observar a pele de rosto e pescoço, avaliando a presença de manchas ou pintas atípicas na região.
No caso dos lábios, o paciente deve verifica se há ulcerações com bordas endurecidas, feridas ou áreas dormentes. Qualquer ulceração deve ter um prazo de cerca de quinze dias para cicatrizar. Na parte inferior da boca e das bochechas podem surgir manchas esbranquiçadas, caroços, áreas dormentes, presença de úlceras ou manchas arroxeadas. Na língua e gengiva, é necessário observar a coloração, presença de aftas, ulcerações, aparecimento de caroços, áreas dormentes ou dolorosas.
A informação é da assessoria do conselho.