O Corpo de Bombeiros é mais um órgão da Segurança Pública que aderiu à campanha de prevenção contra o câncer de mama “Outubro Rosa”. Desde ontem, toda corporação está voltada ao atendimento orientativo da população em geral sobre a prevenção do câncer. Os militares usarão durante todo o mês o laço simbólico de cor rosa na farda, exclusivamente para alertar sobre os casos, demonstrar apoio e ajudar na propagação da iniciativa.
Atualmente o Corpo de Bombeiros conta com 83 mulheres em atuação. Todas envolvidas diretamente na campanha. Isso porque, além de serem mulheres e terem a sensibilidade para abordar o assunto, estão na missão de deixar todos os quartéis decorados com alusão ao mês do combate ao câncer de mama.
O comandante geral-adjunto do Corpo de Bombeiros, coronel BM Sandro dos Santos Caillava destaca que a participação dos bombeiros será ativa para fomentar a campanha. Ele lembra que a relação do bombeiro com a sociedade é de confiança, o que ajuda na orientação que todos devem ter sobre a prevenção ao câncer. “Temos uma relação forte com a população. Vamos aproveitar essa oportunidade para divulgar a campanha. É necessário que todos estejam evolvidos para diminuir a estatística que infelizmente vem crescendo”.
Durante o mês de outubro, a campanha levará informações às mulheres servidoras e homens das forças da Segurança Pública por meio de palestras, uma já agendada para o dia 09 de outubro, às 9 horas, no auditório Cloves Vetoratto, no Palácio Paiaguás. No dia 12 de outubro, às 7 horas, os servidores participam da caminhada “Amigos do Peito”, no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. Também haverá distribuição do laço cor de rosa, e depois o azul, símbolos das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.
As instituições também preparam ações de endomarketing como posts para o Facebook e proteção de tela de computador, lembrando da importância do engajamento no movimento popular Outubro Rosa, que se tornou mundialmente conhecido pelas ações de prevenção ao câncer de mama.