PUBLICIDADE

Atraso de ministério reduz disponibilidade de soros e vacinas em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde afirmou que a falta de vacinas e soros em algumas unidades de saúde de Mato Grosso é devido ao atraso do envio dos imunobiológicos ou envio em quantidade reduzida pelo Ministério da Saúde. De acordo com a gerência de Vigilância em Agravos Imunopreveníveis, cada unidade da federação possui uma demanda mensal específica para ser atendida e a secretaria estadual tem recebido cerca de 50% a menos que a média mensal utilizada de soros e vacinas.

Para amenizar o problema, a pasta tem orientado os municípios e regionais de saúde que distribuam as vacinas para unidades de forma estratégica, adotando medidas para a otimização das doses. O ideal é que as unidades de saúde passem a agendar dias e locais para aplicação das vacinas. A medida visa evitar o desperdício porque, após abertos, alguns frascos de vacinas, como a BCG, têm validade de até seis horas.

Vacinas como a Tetraviral e a BCG, que previne a tuberculose, continuam em falta. Além delas, estão com estoques baixos a Dupla adulto, a DTPa (contra difteria, tétano e coqueluche), a Varicela e a HIB (Haemophilus influenzae tipo B) indicada para a imunização de rotina, de crianças entre dois meses e cinco anos de idade, contra as doenças causadas por bactérias, como a meningite. Alguns soros como o antirrábico, antitetânico, antivenenos e antibotulínico também estão com o repasse mensal irregular.

As demais vacinas de rotina estão disponíveis, gratuitamente, à população em um dos 722 postos de saúde em todo o Estado.

No mês de agosto, a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, informou que o desabastecimento é devido a problemas e atrasos no processo produtivo, proximidade de data de vencimento, indisponibilidade no estoque nacional, estoque vencido e ainda o fato de contratos para aquisição estarem em fase de finalização.

 

 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE