PUBLICIDADE

Estudante da UFMT que atuou como voluntário na pandemia é homenageado

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O estudante Igor Stelmastchuk Nogari, da Faculdade de Medicina (FM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá, foi homenageado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) em reconhecimento à sua dedicação voluntária durante a pandemia de Covid-19. A láurea destacou a contribuição excepcional do acadêmico, que equilibrou as aulas remotas da graduação com diversas atividades essenciais para o enfrentamento da crise sanitária em sua cidade natal, Jacarezinho (PR). Igor é PCD de baixa visão severa, em decorrência da Síndrome de Stargardt.

Com o avanço da pandemia e a suspensão das aulas presenciais, Igor atendeu ao chamado do programa “Ajuda Brasil”, do governo federal, que incentivou estudantes de medicina a atuarem na linha de frente. Ele rapidamente se voluntariou, apresentando-se na Secretaria de Saúde de Jacarezinho e integrando o Comitê de Enfrentamento à Crise da Covid-19 no município, sua cidade natal.

“Eu fiz o curso de preparação em biossegurança pela USP e segui como voluntário em diferentes frentes. Uma delas foi na coordenação de perícias do INSS que estavam paralisadas e travando o andamento de processos do TJPR”, contou.

Em acordo com a prefeitura de Jacarezinho, as perícias começaram a ser feitas na unidade básica de saúde Pedro Lupion, que ainda não tinha sido inaugurada, mas contava com espaços amplos para conduzir as perícias de forma segura tanto para os profissionais quanto para os trabalhadores.

Paralelamente, Igor integrou o Comitê de Enfrentamento à Crise da Covid, participando de encontros e reuniões com empresários e comerciantes para orientar sobre as normas de biossegurança que precisavam ser observadas para manter a economia funcionando com o máximo de segurança possível.

“Foram cerca de nove meses trabalhando com as perícias e um ano e meio, mais ou menos, com o comitê e a prefeitura, o que incluía também ações de fiscalização sanitária junto da Polícia Militar e da Vigilância Sanitária para coibir festas clandestinas”.

Durante todo esse período, o estudante dividiu seu tempo entre as responsabilidades como acadêmico e voluntário. “Muitas vezes, assistia às aulas do curso de medicina em meio à rotina do comitê ou enquanto trabalhava na prefeitura. Foi um desafio, mas a pandemia acabou sendo uma oportunidade para aprender não apenas sobre questões de saúde, mas também sobre comunidade e gestão em situações de crise”.

Para o estudante, a homenagem reflete a importância de reconhecer sua dedicação no enfrentamento de uma das maiores crises sanitárias da história recente. “Exigiu muito tempo de dedicação, de estudo, um risco também, me arriscar e me arriscar a se contaminar com a Covid, indo para as unidades de saúde, tendo contato com paciente, mas também foi muito enriquecedor, porque eu aprendi bastante”.

A experiência de Igor Stelmastchuk Nogari é um exemplo de compromisso com a saúde pública e com o aprendizado constante, mesmo em cenários adversos. Sua trajetória durante a pandemia ilustra também o compromisso da educação pública com a sociedade e os frutos de uma formação de qualidade para todos, não apenas para os estudantes.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros socorrem cachorro que ficou preso em motor de carro no Mato Grosso

Um cachorro que estava preso no compartimento do motor...

Empresas de Juara contratam 213 profissionais e alguns para início imediato

Em Juara, empresas e indústrias divulgaram, com auxílio do...

Caminhonete capota em vala às margens de avenida em Sinop

O acidente de trânsito envolvendo uma Ford F-250 preta...
PUBLICIDADE