O secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares, e do Estado, Marco Bertúlio, participam, amanhã, da abertura do 1º Fórum da Rede de Atenção à Saúde. O evento tem início com a palestra de apresentação da Política Nacional da Rede de Atenção às Urgências e Emergências, ministrada pelo coordenador da Rede, enfermeiro Anderson Messias Fagundes.
Durante os dois dias do evento os profissionais da saúde, parceiros, colaboradores governamentais, representantes das universidades, entidades e conselhos municipal e estadual, e ouvidoria estarão discutido o modelo de atenção visando contribuir para a implementação e aproximação efetiva das Redes Temáticas de Atenção à Saúde em parceria com as demais áreas assistenciais de Cuiabá.
Nesta quinta-feira, após a abertura do evento, serão ministradas palestras sobre as políticas do governo federal em relação às redes de Atenção Psicossocial, Doenças Crônicas não Transmissíveis, Viver sem Limites e Rede Cegonha.
No período da tarde, a partir das 14h, os participantes irão discutir o cenário municipal dessas redes.
Na sexta-feira (21) será apresentada a Rede de Atenção à Saúde no âmbito do município de Cuiabá, e logo depois, os participantes se reúnem em grupos para analisar os indicadores da Saúde e discutir as recomendações para a efetiva implementação do modelo integrado de atenção na capital, que envolva os diferentes segmentos ligados à saúde da população.
O 1º Fórum da Rede de Atenção à Saúde: Uma Rede de Compromisso e Solidariedade está sendo organizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Assessoria de Planejamento da Secretaria de Saúde do município, com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde (MS) e grupos condutores das Redes Temáticas de Atenção à Saúde.