Dois pacientes que estavam na UTI do Hospital Regional de Sorriso contraíram duas superbactérias, na semana passada, uma delas resistente a medicamentos. A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar constatou a existência do problema, na quinta-feira, na UTI adulta, através de exames de microbiologia de rotina. Uma das pessoas já se recuperou e teve alta. No entanto, a outra faleceu. Segundo o Núcleo de Epidemiologia do hospital, a pessoa que morreu estava com a bactéria alojada em seu intestino, mas esta não foi a causa da morte.
O paciente estava internado, desde dezembro do ano passado, e isso teria feito com que as chances de contaminação pela bactéria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC), que é resistente aos antibióticos, aumentassem.
A informação do falecimento foi divulgada, hoje, por uma fonte no hospital. Todos os pacientes foram isolados e passaram por exames. A desinfecção da unidade foi feita no final de semana.
Em 2013, a superbactéria acinetobacter atingiu cinco pacientes da UTI adulta. A unidade foi fechada para ser desinfectada.
(Atualizada às 16h50)