Dos 141 municípios, 58 apresentam alta incidência de dengue (41,13%), com índice superior a 300 casos por 100 mil habitantes, em 2015, que é o preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No Estado, a incidência é de 401 casos notificados a cada 100 mil habitantes. A alta incidência representa um aumento significativo em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo o boletim da equipe técnica epidemiológica, da Secretaria Estadual de Saúde, Mato Grosso apresentou 12.952 casos notificados de dengue, nos cinco primeiros meses – aumento de 59,54%, em comparação ao mesmo período de 2014, quando houve 8.121 notificações.
Santa Carmem, Ribeirãozinho, Paranaíta, Cocalinho, Santa Rita do Trivelato, Torixoréu, Serra Nova Dourada, Campo Novo do Parecis, Matupá e Novo Horizonte do Norte estão entre os municípios com os maiores índices.
Em relação ao maior número populacional, Sinop continua com um dos maiores índices – 1.753 casos notificados de dengue e incidência de 1.382 casos por 100 mil habitantes, informa a secretaria estadual.
A secretaria tem feito capacitações com os profissionais de saúde, com o objetivo de habilitar médicos e enfermeiros para a detecção precoce dos casos, atendimento oportuno, tratamento adequado e reabilitação, quando se fizer necessário.
O combate contra a dengue e a febre chikungunya deve envolver também a população mato-grossense, por isso o Estado convoca a todos para colaborar nesta ação. É preciso que os moradores reforcem os cuidados e combata os focos do mosquito em casa, evitando o acúmulo de água parada e de lixo, nos quintais e terrenos.
Entre as principais medidas de prevenção a serem tomadas está manter a caixa d’água tampada de forma adequada; não acumular vasilhames, lixos e embalagens no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta.
Os sinais e os sintomas da dengue e da febre chikungunya são parecidos, a primeira manifestação é a febre alta de início abrupto, acompanhada de dores articulares e musculares, dores de cabeça, fadiga e manchas avermelhadas na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Fique alerta aos sintomas da dengue, caso apresente sinais e sintomas das doenças, deve-se procurar imediatamente os serviços de saúde e evitar o uso medicamentos sem prescrição médica, informa a assessoria.