Fiscalização e vistorias em terrenos baldios e locais de possível proliferação do caramujo africano compõem o calendário anual das equipes do Setor da Vigilância Epidemiologia da Secretaria de Saúde. “O caramujo africano e uma espécie muito prolifera e se reproduz de forma rápida e intensa. Este período chuvoso oferta a temperatura ideal para que isso ocorra. Por conta disso, que orientamos a população para que redobre os cuidados quanto a espécie e evite contaminações”, ressalta o médico veterinário da pasta, Anderson Luiz Celestino.
O calor e a chuva facilitam a propagação do molusco que pode transmitir doenças graves a população. Ainda segundo o médico veterinário o controle da praga é necessário, pois o caramujo é um hospedeiro de doenças que podem causar meningite grave e hemorragia no intestino, podendo levar à morte.
Para a eliminação, a vigilância orienta que o cidadão proteja suas mãos com luvas ou sacolas plásticas. Lave bem verduras, frutas e legumes, principalmente os colhidos no quintal das residências. “Outro importante detalhe é a limpeza dos terrenos e o incentivo para que os vizinhos também o façam com frequência. Locais limpos já evitam a presença do molusco”.
A população pode auxiliar também com denúncias em terrenos baldios por intermédio dos telefones da prefeitura: 0800 726 1199 (ouvidoria), 65 3308-5400 (prefeitura).