A secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável premiou os vencedores do concurso de redação ambiental, uma das atividades do Projeto Meio Ambiente Itinerante, desenvolvido desde março de 2023 com o objetivo de promover a conscientização ambiental entre os jovens estudantes. Com o tema ‘projeto meio ambiente itinerante, qual a sua importância”, o concurso mobilizou alunos da Escola Estadual Cleufa Hubner, que entregaram suas redações em outubro e novembro.
Após avaliação, as redações que mais se destacaram foram reconhecidas com prêmios como celular, bicicleta e caixa de som. Na escola Cleufa Hubner a estudante Mailanne Almeida de Souza (6G) ficou em primeiro e ganhou aparelho celular. Em 2º ficou Vitória Silvério Dutec (9A) e ganhou Caixa de Som. Em 3º, Barbara Maldonado Contreiras (6B) que foi premiada com uma bicicleta.
Desde o primeiro ano, o projeto tem impactado cerca de 56 mil alunos e membros da comunidade com atividades educativas e culturais que abordam a preservação ambiental e a importância do saneamento básico.
A Águas de Sinop é uma das apoiadoras estratégicas do projeto, que já realizou ações como caminhadas ecológicas, passeios ciclísticos, palestras, trilhas guiadas, visitas aos parceiros, e concursos de redação, alcançando números excelentes desde o início de suas atividades. “O saneamento básico é essencial para o progresso de qualquer município, e iniciativas como o Concurso de Redação são fundamentais para conscientizar as novas gerações sobre a importância dessa infraestrutura para o bem-estar de todos”, analisou Márcio Beltrão, gerente de Responsabilidade Social da Águas de Sinop.
Ainda segundo Marcio, o Programa Saúde Nota 10, desenvolvido pela Águas de Sinop, tem complementado as atividades do projeto. “Por meio do projeto, levamos informações sobre o saneamento, de forma lúdica, com o Gibi da Turma da Mônica, uma parceria com a Maurício de Souza Produções”, finaliza.
Em 2024, o projeto recebeu investimentos para o desenvolvimento de ações educativas, distribuição de materiais e premiações, sendo Águas de Sinop a maior investidora nas ações do projeto, que recebeu moção de aplausos pela câmara de Sinop e segue expandindo suas atividades para municípios como Santa Carmem, Cláudia, União do Sul e Terra Nova do Norte.
O projeto, que está no segundo ano, promove atividades voltadas à educação e conscientização ambiental, incluindo trilhas ecológicas, visitas guiadas e concursos de redação entre outras ações.
Em 2024, as ações realizadas nas 10 instituições educacionais, em 5 municípios e impactou diretamente cerca de 28 mil pessoas, em sua maioria estudantes, professores, funcionários da rede pública de ensino.
A informação é da assessoria.