Os casos registrados de dengue reduziram 49,7% em Mato Grosso neste primeiro mês em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com números da Secretaria de Estado de Saúde, janeiro fechou com 669 registros da doença, enquanto no mês do ano anterior foram 1.331 casos.
Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Coordenadoria da Vigilância Epidemiológica, Sinop aparece com 200 notificações e está em alerta. Os municípios de Juara e Torixoréu também estão em alerta devido ao aumento no número de notificações. O primeiro registrou 83 casos e o segundo, 33 contra três e sete casos, respectivamente, notificados em 2014. Cuiabá notificou 32 casos neste início do ano.
Este ano, ainda há registro de óbitos por dengue no Estado. No entanto, há duas mortes, registradas ainda em 2014, que ainda estão sob investigação.
Para intensificar as medidas de vigilância, prevenção e controle da dengue e do chikungunya, a Secretaria de Estado de Saúde intensifica na qualificação das ações de combate aos mosquitos transmissores, na vigilância epidemiológica, na organização da rede de atenção e no aprimoramento dos planos de contingência, para resposta oportuna ao aumento de casos.