PUBLICIDADE

Projeto da UFMT promove práticas agrárias sustentáveis em Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A UFMT de Sinop está com o projeto “Estimativa de cenários sustentáveis por meio de modelagem computacional e sensoriamento remoto”, que tem o objetivo de estimular práticas de agricultura e pecuária sustentáveis por meio de diversas ações de extensão na região. O professor Daniel Carneiro de Abreu, do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais, têm promovido várias ações de capacitação da equipe da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rurar e da Assistência Técnica e Extensão Rural através de atualizações técnicas, tecnológicas e científicas realizada por pesquisadores e extensionistas.

Abreu também realiza os treinamentos e capacitações dos produtores tanto no ambiente acadêmico quanto no campo, com foco nas atividades práticas e demonstrações. “Na unidade demonstrativa, promovemos dias de campo e vitrines tecnológicas para treinamento e visitas técnicas, abordando temas como manejo do solo, controle de pragas e doenças, manejo de plantas daninhas, cultivo de culturas, pastagem e bovinocultura, além de evidenciar os resultados técnicos, econômicos e ambientais das tecnologias demonstradas”, explica o pesquisador.

O projeto também realiza a divulgação dos principais conhecimentos e resultados obtidos, de forma digital ou impressa, voltada aos produtores, técnicos e demais interessados. De acordo com o professor, cerca de 400 produtores, profissionais e jovens do meio rural na região noroeste do estado já passaram por alguma capacitação do projeto, principalmente na cidade de Juara (300 km de Sinop).

A Universidade, por meio do AgriSciences e da EMPAER-, tem contribuído para buscar alternativas sustentáveis ao promover pesquisas aplicadas, com tecnologias de baixo impacto ambiental e oferecendo capacitação técnica. Além disso, o professor de Ciências Agrárias avalia como positiva a recepção dos profissionais ao projeto. “O projeto se dedica estrategicamente a esses profissionais, que desempenham um papel fundamental na disseminação do conhecimento gerado pela pesquisa”.

O projeto pretende continuar na divulgação científica e nas ações de extensão rural com o objetivo de ampliar o alcance do conhecimento gerado e fortalecer a adoção de práticas sustentáveis entre os produtores da região, com isso, continuarão a ocorrer as práticas extensionistas que visam trabalhar em parceria com produtores e profissionais da assistência técnica, transferindo conhecimento e práticas inovadoras que aumentam a eficiência e a sustentabilidade nas atividades agrícolas e pecuárias.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tapurah terá Corpo de Bombeiros e licita projeto para construir quartel

A prefeitura de Tapurah (204 quilômetros de Sinop) vai...

Carro bate em carreta na MT-423 em Sinop; um socorrido

O acidente envolvendo a carreta caçamba e o Ford...
PUBLICIDADE