PUBLICIDADE

Projeto da UFMT promove práticas agrárias sustentáveis em Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A UFMT de Sinop está com o projeto “Estimativa de cenários sustentáveis por meio de modelagem computacional e sensoriamento remoto”, que tem o objetivo de estimular práticas de agricultura e pecuária sustentáveis por meio de diversas ações de extensão na região. O professor Daniel Carneiro de Abreu, do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais, têm promovido várias ações de capacitação da equipe da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rurar e da Assistência Técnica e Extensão Rural através de atualizações técnicas, tecnológicas e científicas realizada por pesquisadores e extensionistas.

Abreu também realiza os treinamentos e capacitações dos produtores tanto no ambiente acadêmico quanto no campo, com foco nas atividades práticas e demonstrações. “Na unidade demonstrativa, promovemos dias de campo e vitrines tecnológicas para treinamento e visitas técnicas, abordando temas como manejo do solo, controle de pragas e doenças, manejo de plantas daninhas, cultivo de culturas, pastagem e bovinocultura, além de evidenciar os resultados técnicos, econômicos e ambientais das tecnologias demonstradas”, explica o pesquisador.

O projeto também realiza a divulgação dos principais conhecimentos e resultados obtidos, de forma digital ou impressa, voltada aos produtores, técnicos e demais interessados. De acordo com o professor, cerca de 400 produtores, profissionais e jovens do meio rural na região noroeste do estado já passaram por alguma capacitação do projeto, principalmente na cidade de Juara (300 km de Sinop).

A Universidade, por meio do AgriSciences e da EMPAER-, tem contribuído para buscar alternativas sustentáveis ao promover pesquisas aplicadas, com tecnologias de baixo impacto ambiental e oferecendo capacitação técnica. Além disso, o professor de Ciências Agrárias avalia como positiva a recepção dos profissionais ao projeto. “O projeto se dedica estrategicamente a esses profissionais, que desempenham um papel fundamental na disseminação do conhecimento gerado pela pesquisa”.

O projeto pretende continuar na divulgação científica e nas ações de extensão rural com o objetivo de ampliar o alcance do conhecimento gerado e fortalecer a adoção de práticas sustentáveis entre os produtores da região, com isso, continuarão a ocorrer as práticas extensionistas que visam trabalhar em parceria com produtores e profissionais da assistência técnica, transferindo conhecimento e práticas inovadoras que aumentam a eficiência e a sustentabilidade nas atividades agrícolas e pecuárias.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria oferece 150 vagas para curso online de auxiliar em escritório em Mato Grosso

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci)...

Justiça afasta dirigentes de entidade no Médio Norte suspeitos de desvios de recursos públicos

A Justiça determinou o afastamento dos dirigentes da Associação...

Contabilista pioneiro de Sinop morre vítima de chikungunya

Morreu hoje aos 78 anos o contabilista Nelson Danzer....

UFMT pesquisa curativo de látex amazônico para diabéticos e vítimas de queimaduras

O Centro de Pesquisa Multiusuário do Araguaia (CPMUA) da...
PUBLICIDADE