O Plano de Arborização Urbana de Sinop vai ser debatido, na próxima terça-feira (3), em audiência pública, na câmara municipal, a partir das 14h. O secretário de Meio Ambiente, Jorge Muller, informou ao Só Notícias que, além da preocupação em plantar mais árvores, o planejamento consiste em substituição de árvores velhas em estado de decomposição, que podem cair e provocar acidentes.
“A gente sabe as necessidades que a cidade tem, justamente a audiência pública é pra ouvir as ONGs, pra ouvir as entidades de classe, pra todo mundo que puder dar sua opinião lá, a sua ajuda, para que a gente possa melhorar cada vez mais”, afirma Muller. O plano prevê ações no centro, nos bairros, conforme a necessidade, sem limites de quantidade de novas árvores, caso o plano seja aprovado.
Na área central, por exemplo, inúmeras árvores foram cortadas das calçadas e não houve replantio. Uma das consequências foi a redução considerável de sombra. Também houve casos de podas drásticas.
Um questionário on-line está disponível para a população opinar sobre o assunto e são convidadas a refletir sobre a arborização pública e se manifestar a respeito da questão ambiental.
O plano vai ao encontro de alguns objetivos de desenvolvimentos sustentáveis (ODSs) propostos pela Organização das Nações Unidas – ONU como criar cidades e comunidades mais sustentáveis e proteger a vida terrestre, revertendo a degradação da terra e detendo a perda de biodiversidade.
A audiência pública será aberta a toda sociedade.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.