Nos próximos dois sábados, dias 8 e 15, será realizada em Cuiabá a campanha antirrábica. A vacinação de cães e gatos poderá ser feita, nessas datas, em postos fixos, das 7h às 18h, e também no posto mantido no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que funcionará normalmente. Devem ser vacinados cães e gatos a partir de 4 meses de vida, animais prenhes e que estejam amamentando. A vacina não tem contraindicação, a dose é 1 ml, aplicada via subcutânea independente de porte, idade ou espécie.
A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Alessandra da Costa Carvalho, explicou que a estratégia de vacinação adotada pela Vigilância em Saúde, busca melhorar a cobertura vacinal contra a raiva animal através de barreira imunológica de cães e gatos. Nesse sentido, o órgão realiza ao longo do ano várias ações e parcerias com organizações não governamentais.
“Por meio dessas parcerias oferecemos o serviço de vacinação gratuita para os animais acima de 4 meses de idade nos bairros onde essas organizações não governamentais mantém um cronograma de ações sociais junto às comunidades”, explicou.
A Campanha de Vacinação é outra ação fundamental. Nesse período, são montados posto fixos de vacinação, que devem ser procurados pela população para vacinar seus animais.
Esses postos fixos serão supervisionados por profissionais de saúde de nível superior que terão a responsabilidade de planejar e viabilizar a distribuição das vacinas nos bairros, esclarecer dúvidas da população sobre os aspectos técnicos da vacina, eventos adversos e intensificar as ações preventivas e educativas referentes à raiva.
“É imprescindível a participação da população no intuito de prevenir a doença nos seus animais de estimação e, consequentemente, evitar a transmissão do vírus rábico em seres humanos”, ressaltou Alessandra Carvalho.
Para facilitar o acesso da população, a diretoria do CCZ distribuiu os postos fixos nas quatro regionais de Cuiabá. Assim, no primeiro sábado (08/10) será feita a vacinação nas Regionais Sul e Leste, e no segundo (15/10), nas Regionais Norte e Oeste.
Serão 50 postos fixos (a cada sábado), com cerca de 130 vacinadores supervisionados por sete médicos veterinários, seis servidores de apoio e mais sete motoristas. “A cada sábado estarão funcionando 50 postos de vacinação. Neles estarão os servidores da Vigilância em Saúde/Secretaria Municipal de Saúde prontos para atender a população”, explicou a coordenadora.
Todos os servidores que vão trabalhar na campanha estão participando de capacitações para atualizarem seus conhecimentos , ministradas pelos médicos veterinários.
A raiva é uma zoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico através da saliva do animal infectado. Os cães e gatos são os principais responsáveis pela cadeia de transmissão ao homem em área urbana.
Segundo os técnicos, atualmente, os morcegos representam um problema sério de saúde pública, pois mantém em circulação o vírus rábico, sendo sua presença diretamente influenciada por intervenções e/ou modificações ambientais feitas pelo próprio homem.
Em Cuiabá, de 2007 a 2016, foram notificados quatro casos de raiva animal em cães, gatos e quirópteros – um em 2007; um em 2008 e dois em 2016.
A meta para a capital é vacinar 61.268 cães e 13.678 gatos, totalizando 74.946 animais. Esse número é calculado a partir de diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde segundo o qual a população de cães pode variar entre 10% e 20% em relação à população humana de cada município. Segundo o IBGE a população humana estimada do município de Cuiabá em 2016, foi de 580.489 habitantes.