A preguiça-real ou Unau (Choloepus didactylus) foi encontrada no quintal de um imóvel, ontem, nas imediações da avenida Bom Pastor, próximo ao bairro Jardim Guaraná, em Alta Floresta. O animal foi encontrado em condições saudáveis e sem ferimentos aparentes, conforme o Corpo de Bombeiros.
Segundo o boletim de ocorrência, populares a encontraram agarrada num pé de limão. Com a chegada dos militares, foi feita a captura com o auxílio de um cambão, sem maiores complicações. Em seguida, foi transportada até área de mata, fora dos limites da cidade, onde foi feita a soltura.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, essa é considerada a maior espécie da família Megalonychidae. A coloração característica de sua pelagem é marrom-acinzentada, além de apresentar uma face em tom mais pálido.
Fora Mato Grosso, o ICMBio destacou que também está presente no Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão e Pará. Seu nicho ecológico são planícies de floresta tropical úmida e floresta submontana, além de ocorrer em Igapós e Várzeas.
Ainda segundo o instituto, o animal possui hábitos solitários e é arborícola (vive em árvores). Seu período de maior atividade é durante a noite e a alimentação consiste principalmente por folhas, mas frutos, brotos e pequenos vertebrados também podem ser consumidos.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.