PUBLICIDADE

Mato Grosso registra alta incidência de casos de dengue e zika

PUBLICIDADE

Entre janeiro e julho deste ano, Mato Grosso apresenta 788 casos de dengue por 100 mil habitantes, o que é considerado alta incidência da doença. O zika vírus também apresenta alta incidência, com 721 casos por 100 mil habitantes. Já a febre chikungunya tem incidência de 39 por 100 mil habitante, o que é considerado baixa incidência.

Foram notificados 25.749 casos de dengue, 23.570 de zika e 1.272 de chikungunya. Em comparação ao mesmo período do ano passado a dengue teve aumento de 76%, o zika de 242% e a chikungunya de 392%.

No estado, 84 municípios apresentam incidência acima de 300 casos por 100mil habitantes. No mês de julho foram notificados casos de dengue em apenas 12 cidades, sendo a maior incidência em Porto Estrela. Em junho, a doença foi notificada em 30 municípios, sendo a maior incidência em Ipiranga do Norte.

No acumulado, os municípios com maiores incidência são: Campo Novo do Parecis (1.900/100mil), Querência (410/100mil) e Acorizal (335/100mil). Os demais registram menos de 300/100mil. Não há registros no banco de dados de casos nos meses junho e julho. No mês de maio nove municípios registraram casos.

A Secretaria de Estado de Saúde alerta para o “período não epidêmico”. As ações de mobilização, comunicação, e educação em saúde são fundamentais para a mudança de comportamento e adoção de práticas para a manutenção do ambiente domiciliar e evitando a infestação por Aedes aegypti.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE