A prefeitura Mde Alta Floresta, por meio da Secretaria de Saúde, foi contemplada pelo Programa Qualifar-SUS do Ministério da Saúde, com recurso de cerca de R$ 50 mil, que foram destinados a compra de equipamentos para o Departamento da Farmácia Básica. Segundo a diretora, Fátima Reis, o valor foi destinado para a compra de 15 computadores, aparelhos de ar-condicionado, impressoras, cadeiras, bebedouros, prateleiras, geladeira, longarinas, escrivaninhas, carrinhos entre outros.
Fátima Reis ressaltou a grande importância dos equipamentos que irão favorecer a centralização na distribuição dos medicamentos. De acordo com ela, o Ministério da Saúde dispõe de um sistema de informação que tem como objetivo exigir a informação sob os pacientes que são atendidos pelas Unidades de Saúde por meio da Farmácia centralizada, ou seja, as atividades deverão ser lançadas no sistema para informar e justificar a prestação de contas do município.
Para a diretora, o uso dos computadores juntamente com o programa de Sistema de Informações, permite a implantação em todos os departamentos de saúde bem como o da Farmácia Básica que durante muito tempo utilizava o meio manual para realizar compras de materiais. “Atualmente este sistema de informatização permite que se realize a compra com mais facilidade, enquanto que, no passado não tínhamos como saber a quantidade nem as eventuais perdas de medicamentos, contudo, depois da implantação destes equipamentos via sistema não serão realizados pedidos desnecessários”, pontuou, por meio de assessoria.