O município vacinou 91,88% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde em relação a campanha de vacinação contra a gripe H1N1. O percentual é correspondente a 4,8 mil doses. A previsão é de que até o fim da campanha sejam imunizadas 5,2 mil pessoas.
A enfermeira e coordenadora do Setor de Vigilância em Saúde, Luciane Mayer, explicou que dentre todos os grupos prioritários o único que ainda não atingiu a meta foi o formado por gestantes. “Nossa previsão era de até o último dia 20 ter vacinado todas as gestantes, porém, até agora conseguimos imunizar apenas 426 grávidas isso é equivalente a pouco mais de 74%. Então pedimos as gestantes que tomem as vacinas”.
Luciane explicou que a Secretaria de Saúde mudou a estratégia e centralizou as doses restantes em uma sala especializada na Central de Regulação, que fica ao lado do Hospital Municipal. “Como estávamos com poucas doses nas unidades, optamos por concentrar todas em um único lugar, para que tenhamos um maior controle de distribuição”.
Até agora já foram imunizadas 2,6 mil crianças de seis meses a menores de 5 anos, 426 gestantes, 97 puérperas, 1,1 mil idosos acima de 60 anos, 497 trabalhadores da saúde e 420 pessoas com doenças crônicas.