PUBLICIDADE

Mato Grosso imuniza 79% do grupo de risco para gripe H1N1

PUBLICIDADE

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), mais de 490 mil mato-grossenses foram imunizados contra a doença. E mesmo com o fim da campanha nacional, a secretaria orienta a continuidade da imunização para os grupos de risco nos municípios que ainda possuem doses da vacina.

No total, foram aplicadas 578.618 doses. Entre os grupos prioritário, o segmento de trabalhadores de saúde registrou a maior cobertura vacinal (97,10%), seguido por idosos (88,57%), puérperas (87,85%), crianças de 6 meses a menores de 5 anos (75,08%), gestantes (62,10%) e indígenas (57,20%). Ainda foram imunizados funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Dos 141 municípios do estado, 74 deles (52%) atingiram ou ultrapassaram a meta de vacinar 80% da população alvo. Ao todo, 38 cidades ainda estão com a cobertura vacinal abaixo de 50%, como é o caso dos municípios de Peixoto de Azevedo (45%), Alto Paraguai (40,78%) e Santo Antônio do Leste (40%).

“Os municípios que ainda não atingiram a meta de 80% e que ainda possuem doses da vacina devem continuar a vacinação”, lembra a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Flávia Guimarães, reforçando que a vacina não deve ser aplicada em pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários.

Flávia ressalta ainda que é preciso que todos os municípios informem no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, o total de doses aplicadas em cada grupo prioritário. "Com essa informação a SES acompanha a cobertura vacinal no estado e verifica a real situação em cada regional, se o município não informa corretamente as doses que está aplicando ou deixa de vacinar a população, ficará com a cobertura vacinal abaixo da meta e colocará em risco as pessoas dos grupos prioritários", pontua a coordenadora.

O prazo final para os municípios informarem os dados referente a campanha de vacinação contra gripe é 6 de junho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE