Os acadêmicos do curso de farmácia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Sinop, realizam o workshop de práticas integrativas e completares no sistema Único de Saúde (SUS), no próximo dia 2 de abril, às 7h, no auditório do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Sinop (Cefapro), na avenida Embaúbas. Mais de 240 pessoas entre acadêmicos de farmácia, profissionais da saúde pública e professores se inscreveram. As inscrições já foram encerradas.
Segundo um dos organizadores, Lucas Silva Peixoto, o objetivo do workshop é divulgar e propagar os benefícios e as alternativas complementares na saúde pública. “Queremos mostrar para sociedade e os meios científicos que existem outros tratamentos alternativos. Não só apenas o medicamento apático que é o comum que os médicos prescrevem. E o vento vai mostrar que tem a homeopatia, yoga, nutracêuticos, acupuntura oferecida pelo SUS. São alternativas que podem serem utilizadas gratuitamente”, afirmou ao Só Notícias.
No evento também serão debatidos os riscos do consumo inadequado de chás de plantas medicinais. “Os fisiopáticos, que são as plantas medicinais, serão debatidas durante uma mesa redonda com profissionais da saúde de várias instituições de ensino. Haverá orientação sobre a não utilização da mistura de chás e de como fazer o armazenamento adequado das ervas medicinais".
(Atualizada às 7h35 em 29/03)