O prefeito Otaviano Pivetta recebeu, esta tarde, as representantes do Grupo Luz que, entregaram documento convidando um médico pediatra, da rede municipal, para participar de uma formação, no Hospital de Câncer em Barretos (SP) – referência na América Latina- sobre diagnóstico do câncer infantojuvenil. A coordenadora do grupo, Rosi Martha Ida, explicou que a capacitação estava prevista junto à adesão da Caminhada Passos que Salvam, realizada ano passado, visando reforçar a conscientização para prevenção, em todo o país. “Com a realização do evento em Lucas, além de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e arrecadar fundos para o hospital, essa parceria viabilizava uma formação com um médico pediatra daqui”. Rosi informou que a formação acontece nos dias 15 e 16 de abril e visa aperfeiçoar o conhecimento desse profissional em medicina a diagnosticar casos de câncer e a facilitar o encaminhamento ao Hospital de Barretos caso seja necessário.
O secretário de Saúde, Ramiro Azambuja, ressaltou que uma das propostas dentro da política da saúde de atenção básica é trabalhar a parte preventiva e capacitando os profissionais para que identifiquem de maneira mais imediatista a presença do câncer será de grande valia para a população. Azambuja pontuou que um médico pediatra da equipe de saúde será capacitado para ser multiplicador dentro da Escola Municipal de Saúde, levando o aprendizado de Barretos aos demais profissionais em Lucas do Rio Verde.
O prefeito Otaviano Pivetta novamente parabenizou o grupo pela iniciativa voluntária em ajudar uma causa tão importante. “Louvo a atitude dessas mulheres que estão nesse esforço em prol do Hospital de Barretos, em prol da saúde das crianças, que o exemplo delas contagie as mulheres luverdenses para também serem amigas do Hospital São Lucas. Nós precisamos de mulheres voluntárias que incentivem que as pessoas pelo menos visitem o hospital para ver o que é feito lá. Espero que o exemplo delas inspire a sociedade a também se interessar por algo que é nosso. O Hospital São Lucas será referência e vai trabalhar com alta complexidade e inclusive vai tratar de câncer infantil e precisa do apoio de toda sociedade”, disse, através da assessoria.
Com a participação dos luverdenses, foram vendidos 2.840 kits da Caminhada Passos que Salvam, ano passado, resultando em R$ 85,2 mil depositados para o Hospital do Câncer.