O dia nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, reunirá mais de 600 homens do Exército, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias na capital. A concentração está marcada para as 7h30, no ginásio Dom Aquino.
O prefeito Mauro Mendes coordenará as ações junto com o secretario de Saúde do município, Ary Soares de Souza Junior. Também deve acompanhar a ação o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab. O foco da mobilização na capital será a orientação aos moradores e proprietários de aproximadamente cinco mil imóveis do bairro Dom Aquino.
No ano passado, o bairro ocupou o terceiro lugar em número de notificações de casos de dengue. Este ano, até o dia 05 de fevereiro, já foram notificados 42 casos de Zica no bairro, sendo um deles em uma gestante. Além disso, Dom Aquino vem apresentando um índice de infestação larvária sempre em situação de alto risco, atingindo por vezes 14,0, pelo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa).