O tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), também conhecido popularmente como tamanduá-de-colete, foi encontrado, esta manhã, numa garagem anexa a um imóvel na rua das Palmeiras, na região central de Guarantã do Norte (230 quilômetros de Sinop). O caso foi comunicado pelo proprietário local ao Corpo de Bombeiros.
A partir de imagens registradas pelos militares, é possível ver o animal repousando próximo à parede. Ainda foi verificado que ele apresentava lesões superficiais e a suspeita é que tenha sido atacado por cães, durante a passagem em quintais de outras residências. Eles prosseguiram com a captura, com o auxílio de um cambão, sem maiores complicações.
Em seguida, o transportaram até área verde, fora dos limites da cidade, onde foi devolvido ao habitat. O mirim, segundo dados da fundação Jardim Zoológico de Brasília (DF), costuma medir entre 87 e 110 centímetros, podendo pesar até 7 quilos e está distribuído por todo o território nacional.
Além dele, há somente outras duas espécies com incidência no Brasil, sendo o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e o tamanduaí (Cyclopes didactylus). Ele pode ser encontrado nos biomas da floresta amazônica, mata Atlântica, caatinga e savanas, tais como o cerrado.
Sua alimentação é estritamente insetívora, tendo como base o consumo de cupins, formigas e abelhas, capturados no alto de árvores e no solo.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.