O Tatu-galinha (Dasypus novemcinctus), também conhecido como tatu-da-folha ou tatuetê, foi encontrado nas imediações de imóvel, ontem à tarde, no bairro Parque das Araras, em Lucas do Rio Verde. O caso foi comunicado, por moradores, à equipe do Corpo de Bombeiros. Segundo o boletim de ocorrência, o animal havia escavado um buraco entre a calçada e o muro da residência.
Os militares fizeram a retirada do mamífero sem maiores complicações e, após verificação, confirmaram que estava saudável e sem lesões aparentes. Posteriormente, foi acondicionado em recipiente especial e transportado até área de preservação ambiental, onde foi feita a soltura.
De acordo com dados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o tatu tem entre 40 a 50 centímetros, podendo pesar até 6,5 quilos quando adulto. Sua espécie está presente em quase todo o país e pode ser normalmente encontrada em habitats como o cerrado, caatinga e florestas.
A universidade destaca que ele é considerado um cavador de alta eficiência, construindo tocas e galerias subterrâneas com vários metros de extensão. Seu nome é atribuído ao fato dos constantes ataques a galinheiros, para se alimentar dos ovos e até mesmo dos próprios pintinhos.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.