A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, divulgo um novo balanço. Foram confirmados 415 casos de dengue na cidade em 2015, de janeiro a dezembro, quando 2.072 notificações de casos suspeitos. Após exames criteriosos, 1.657 deram negativo para a doença. Não houve nenhum caso confirmado para a febre chikungunya e, de 72 casos notificados, apenas dois deram positivo para zika vírus.
Segundo assessoria, mês de maio do ano passado registrou o maior número de casos de dengue, totalizando 616 suspeitas e 153 confirmações da doença. E o único mês que não confirmou qualquer caso foi setembro.
Segundo Edgar Prates, gerente do Departamento de Saúde Coletiva do Município, desde o dia 1º até esta quarta-feira (6), foram notificados seis casos de dengue em pessoas que residem na cidade, ainda sem confirmação por exames.
A prefeitura de Rondonópolis recomenda à população que faça sua parte no combate ao mosquito aedes aegypti, colaborando com os agentes de saúde durante as visitas e realizando limpeza periódica dos quintais, evitando o acúmulo de água parada em pneus velhos, entulhos, latas e garrafas. Em caso de suspeita de criadouros do mosquito nos bairros, a população deve entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica.