PUBLICIDADE

Prefeitos no Nortão definem medidas em conferência de emergência climática

PUBLICIDADE

Prefeitos, secretários de Meio Ambiente, especialistas e técnicos no setor ambiental definiram as propostas ambientais para municípios de Nova Mutum, Sorriso, Sinop, Itanhagá, Ipiranga do Norte, Vera e demais que fazem parte do CIDESA (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Alto Teles Pires). Eles participaram da 1ª conferência intermunicipal do meio ambiente – emergência climática o desafio da transformação ecológica e foram aprovadas propostas aprovadas dos 5 eixos que serão levadas à etapa estadual – fomentar incentivos fiscais, subsídios e linhas de crédito às empresas e proprietários para fontes renováveis; apoiar projetos para criação de áreas verdes em locais que favoreçam o microclima nas áreas urbanas.

No eixo de adaptação e preparação foi aprovada a proposta de promover a conscientização ambiental na comunidade com foco na capacitação contínua por meio de programas de formação voltadas para brigadistas, primeiros socorros e assistentes sociais; Criar uma plataforma de mapeamento ambiental que reúna pontos de risco e passivos na região do Cidesa.

No eixo de Justiça Climática:”implantar, consolidar e fortalecer programas de incentivo educacional e técnico em sistemas agroflorestais para populações tradicionais assegurando a proteção das florestas e garantindo segurança alimentar; Incentivar parcerias público privadas (PPPs) para criar estruturas de combate à incêndios com incentivos fiscais. 

Na área de Transformação Ecológica – executar as políticas públicas para preservação dos recursos hídricos; Fomentar o acesso à políticas públicas para implantação de sistemas florestais.

Na governança e educação ambiental – criar apoio de pesquisa socioambiental nas comunidades de povos originários e tradicionais; implantar um plano de ação climática municipal alinhado aos ODS e fortalecer o gerenciamento de resíduos sólidos.

O prefeito de Nova Mutu, Leandro Félix, avaliou que a 1ª conferência intermunicipal do meio ambiente – emergência climática o desafio da transformação ecológica “representa um marco para nossa comunidade. É uma plataforma onde podemos unir forças, compartilhar conhecimentos e trabalhar juntos para enfrentar os desafios ambientais que estão diante de nós. A sustentabilidade é uma jornada que devemos empreender juntos, e hoje demos um passo significativo nessa direção”.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, explicou que foram tratadas de propostas “voltadas para a sustentabilidade. Entendemos da nossa economia da nossa região que tem como vocação a produção agrícola e, na sequência, a transformação através da agroindústria produzindo proteína animal e energia através de biocombustíveis, especialmente biodiesel e etanol de milho, e toda essa engrenagem dentro dessa cadeia que impulsiona o setor de serviços, do comércio nesta região”. “É importante que muita coisa boa foi feita, vem sendo feita mas temos muitos desafios também para mitigação dos riscos para redução de CO2”, analisou. ““Precisamos enfrentar os desafios tanto no meio rural quanto nos núcleos urbanos para que a economia continue girando de maneira sustentável”e “garantir que nossa geração de riqueza seja feita com responsabilidade, para que possamos continuar a crescer e se desenvolver, mas de forma sustentável, pensando nas próximas gerações”.

Houve a eleição de 25 delegados, incluindo representantes da sociedade civil, povos indígenas, segmentos da iniciativa privada e do setor público, que irão representar o consórcio CIDESA e os municípios na Conferência Estadual de Meio Ambiente, a ser realizada no início de 2025.

Também participaram da conferência o prefeito em exercício de Sorriso, Gerson Bicego, o prefeito de Itanhangá, Edu Pascoski, o secretário de Meio Ambiente de Sinop, Jorge Muller, e especialistas ambientais também estiveram nos debates para encaminhamentos de medidas ambientais em municípios do Nortão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dois deputados de Mato Grosso assinam PEC que proíbe escala de trabalho 6×1

Dois deputados de Mato Grosso estão entre os 194...

Governo licita novamente construção de ponte de 560 metros no Nortão

O governo de Mato Grosso lançou novo edital de...

Prefeito coloca em vigor lei que estabelece leitura da Bíblia nas escolas de Sinop

O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) sancionou o projeto de...
PUBLICIDADE