As doses da vacina contra HPV para meninos já estão disponíveis no município. A confirmação foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde. “Meninos de 12 a 13 anos foram incluídos no calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde. Serão duas doses com intervalo de seis meses entre elas”, afirmou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Camila Schirmer.
Sem campanha especifica, a vacinação é de rotina e será realizada ao longo de todo o ano nos PSFs da cidade. Para tomar a dose, o paciente deve comparecer a sua unidade, munido da documentação pessoal e acompanhado do país ou responsáveis. Para meninas a vacinação é destina às jovens de 9 a 14 anos.
O HPV é um vírus que pode causar câncer do colo do útero e verrugas genitais. Ele é altamente contagioso, e a sua transmissão acontece principalmente pelo contato sexual.
A vacina distribuída no SUS é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV: o 6, o 11, o 16 e o 18. Dois deles (o 6 e o 11), estão relacionados com o aparecimento de 90% das verrugas genitais. Os outros dois (o 16 e o 18) estão relacionados com 70% dos casos de câncer do colo do útero.