O filhote de Urutau (Nyctibius griseus), também conhecido popularmente por “mãe-da-lua”, foi localizado ontem, nas imediações da Praça do Avião, centro de Alta Floresta e os bombeiros foram avisados que estava caído na área de passeio público. Ele foi capturado por populares e colocado numa caixa de papelão.
Após avaliação inicial dos militares, foi verificado que o animal estava sadio e foi encaminhado até a Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUD) da Sema, para abrigo temporário e reinserção à natureza.
Conforme a Associação Mineira de Defesa do Ambiente, em Belo Horizonte (MG), a ave de hábitos noturnos, famosa por seu canto melancólico característico e sua incrível capacidade de camuflagem, pode chegar a medir até 33 centímetros e pesar entre 145 e 202 gramas. A espécie pode viver por um período de aproximadamente 14 anos.
O Urutau, ainda segundo a AMDA, é comumente encontrada em todo o país, com destaque para bordas de florestas, campos com árvores e cerrados. Seu hábitos de caça consistem em ficar imóvel por longos períodos e observar os arredores, possibilitando a captura de grandes besouros, mariposas e outros insetos com seus voos rasantes.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.