PUBLICIDADE

Cresce em mais de 70% o surgimento de animais peçonhentos em áreas urbanas de MT, confirmam bombeiros

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Corpo de Bombeiros detalhou, mediante levantamento obtido com a diretoria operacional, um aumento de 72% quanto a ações de captura e resgate envolvendo cobras peçonhentas no meio urbano (especialmente em residências), entre os meses de setembro e outubro, em todo o Mato Grosso. Foi verificado um crescimento de 37 para 64 casos registrados, bem como outras 44 ocorrências envolvendo aranhas e escorpiões, totalizando 245 atendimentos.

No acumulado do ano, até o mês de outubro, cerca de 1 mil animais peçonhentos foram capturados pelos bombeiros militares. Com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTec) prevendo fortes chuvas em todo o Estado nos próximos dias, os militares alertam a população sobre os cuidados necessários para evitar a presença de tais animais, como a manutenção da limpeza, evitando o acúmulo de lixo e entulho, especialmente nas áreas anexas às residências.

Também é considerado fundamental o cuidado com jardins e quintais, evitando o excesso de folhas secas, galhos e entulhos, que podem servir de abrigo. Recomenda-se ainda o fechamento de todas as frestas em portas, rachaduras e buracos de paredes, pisos ou telhados, pois são considerados propícios para o esconderijo de tais espécies.

Em caso de avistamento, “o mais importante é evitar qualquer contato”, “é um ser selvagem e está fora do seu habitat natural, e muitas vezes as pessoas se sentem incentivadas a manuseá-lo e essa atitude gera um risco adicional que é de ser picado, portanto, é fundamental não ter qualquer contato físico”, orientou o major dos bombeiros, Rivaldo Miranda de Andrade.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE