A secretaria estadual de Segurança Pública irá mobilizar mais de 870 policiais militares para a segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, que ocorrerá nos dias 3 e 10 de novembro. Os profissionais atuarão na escolta dos malotes de provas junto aos Correios, segurança dos candidatos e controle do trânsito nas vias.
As operação já se iniciaram na última quinta-feira (31), com a escolta dos exames em dez rotas pré-estabelecidas no planejamento estratégico e o emprego de 60 agentes. No dia das aplicações, outros 60 policiais militares também farão a distribuição em municípios vizinhos. As avaliações ocorreram em 57 municípios, dividas entre 188 localidades. Somente no Mato Grosso, 67,6 mil pessoas estão inscritas.
De acordo com o secretário adjunto de Integração Operacional da SESP e coronel da PM, Fernando Carneiro Tinoco, em Cuiabá será instalado o Centro Integrado de Comando e Controle, na sede da pasta, reunindo representantes de instituições de segurança pública das esferas federal, estadual e municipal, além de setores da iniciativa privada que prestam serviços de energia, telefonia, entre outros, para assegurar o bom funcionamento das operações.
“Esse monitoramento em tempo real é fundamental para garantirmos a aplicação das provas sem intercorrências. Com a participação de todos os órgãos em um só local, podemos discutir as demandas e buscar soluções imediatas caso ocorra algum problema nas escolas ou em seu entorno”, afirmou o secretário adjunto.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.