Acontece na próxima sexta-feira (01) a eleição para defensor público geral de Mato Grosso para o biênio 2025/2026. Defensoras e defensores públicos poderão votar das 13h às 17h, de forma online, por meio do sistema de votação eletrônica. A eleição será realizada de forma simultânea para a escolha do defensor público-geral e dos conselheiros do conselho superior da Defensoria Pública. Ao todo, são oito vagas de conselheiros e oito para suplentes.
A defensora pública-geral, Luziane de Castro, que está à frente da Defensoria no biênio 2023/2024, é candidata única ao cargo. Após o processo eleitoral ser concluído, o nome da pessoa eleita para o cargo de defensor-geral é encaminhado para o governador de Mato Grosso até o dia 5 de novembro. Prazo após o qual o governador terá cinco dias para publicar a nomeação. A posse será realizada no dia 2 de janeiro de 2025.
Para compor o Conselho Superior da Defensoria Pública, onze membros se inscreveram: Alberto Macedo São Pedro, Claudiney Serrou dos Santos, Jacqueline Gevizier Rodrigues Ciscato, Juliano Botelho de Araújo, Júlio Vicente Andrade Diniz, Laysa Bitencourt Pereira, Leandro Fabris Neto, Maicom Alan Fraga Vendruscolo, Paula Ferreira Fernandes, Vinicius Ferrarin Hernandez, Vinicius William Ishy Fuzaro. Os oito mais votados ocuparão as vagas oficiais e os mais votados em sequência vão ocupar a suplência.
Para o cargo de corregedor-geral, a inscrição também foi única. O atual ocupante da função, Carlos Eduardo Roika, terá seu nome reavaliado em reunião do Conselho Superior no dia 01 de novembro, a partir das 8h30. Nela, os conselheiros votarão de forma direta, secreta e obrigatória. Após a conclusão do processo eleitoral, o nome do corregedor eleito é encaminhado para a defensora pública-geral, que tem o prazo de até cinco dias úteis para nomear o profissional. A posse do corregedor será no dia 2 de janeiro de 2025.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.