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Três alunos da rede estadual são finalistas no Programa Jovens Embaixadores

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Três estudantes da rede estadual de ensino são finalistas do Programa Jovens Embaixadores 2017. Guilherme Rocha e Sebastian Silva, da escola estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros, em Colíder, e Vitória Marques, da escola São José do Rio Claro, de São José do Rio Claro, disputam uma vaga para o intercâmbio de três semanas para os Estados Unidos.

Realizado pela Embaixada Norte-americana no Brasil, o programa oferta anualmente 50 vagas para estudantes da rede pública em todo o país. O resultado da seleção será conhecido no próximo dia 13 de outubro.

Para conquistar a vaga, entre outros critérios, os jovens são analisados pelo desempenho escolar, nível de domínio do inglês, boa relação com sua escola e comunidade. Características pessoais como capacidade de comunicação, liderança e pró-atividade também são avaliados. Além disso, o candidato deve ter realizado algum trabalho voluntário por, pelo menos, um ano e nunca ter viajado aos Estados Unidos.

O vencedor viaja para os Estados Unidos em janeiro de 2017. Durante a primeira semana do programa, os participantes visitam a capital do país, Washington, seus principais pontos turísticos e organizações dos setores público e privado e do terceiro setor. Depois, são divididos em grupos menores que viajam para Estados diferentes. Lá, são hospedados por uma família americana, assistem as aulas e participam de atividades ligadas à responsabilidade social e empreendedorismo.

Enquanto isso, os outros três estudantes estarão automaticamente selecionados para o programa English Immersion USA Program – EIP/2016. Uma imersão na Casa Thomas Jefferson, da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, no mês de agosto de 2017.

Além dos estudantes da rede estadual de ensino, concorre à vaga Daniela Marina da Silva Ananias, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Para o secretário adjunto de Política Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), Edinaldo Gomes de Sousa, o programa é importante para o desenvolvimento da aprendizagem e do protagonismo juvenil. “A iniciativa busca ainda valorizar e promover o fortalecimento da educação pública por meio desses jovens, transformando-os em modelos para seus colegas e para a comunidade”.

Para chegar à final os jovens passaram por três fases de seleção, duas de proficiência na língua estrangeira e uma visita social. Ao todo, 13 estudantes – oito de escolas estaduais e seis dos institutos federais de educação de Mato Grosso -, participaram das duas primeiras seletivas, sendo uma prova escrita e uma oral de inglês.

Ao final desse processo, quatro estudantes foram selecionados e receberam a visita dos assessores pedagógicos de cada município em suas residências. Os dados colhidos foram enviados à embaixada, responsável pela análise final e escolha.

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