PUBLICIDADE

Seduc realiza exames supletivos online em Peixoto de Azevedo

PUBLICIDADE

Cerca de cem jovens que se inscreveram para o Exame Supletivo Online Itinerante durante a Caravana da Transformação, em Peixoto de Azevedo, realizaram as provas nesta semana. A equipe da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está no município, desde segunda-feira (26), e permanece até a próxima sexta-feira (30) para efetivar o atendimento aos candidatos. Ao todo, 220 pessoas agendaram as provas.

O coordenador do Exame Supletivo Online, Antônio Marcos Mattos, diz que é uma grande oportunidade para que jovens e adultos que não concluíram seus estudos consigam a Certificação da Educação Básica. “A prova avalia as competências para a obtenção do certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. Pessoas que estudaram por conta própria ou por programas, mas não estão ligadas a nenhum programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem se inscrever nesses exames para pleitear o certificado”.

A jovem Jéssica Santos Ribeiro considera o Exame como oportunidade para retomar os estudos, concluir seu ensino médio e poder cursar o ensino superior. A gravidez precoce fez com que ela abandonasse a escola. Jéssica parabenizou o Governo do Estado por essa iniciativa de realizar provas do Exame Online (itinerante) em municípios onde não existem Centros de Ensino de Jovens e Adultos (Cejas). “Tanto porque é uma oportunidade de concluir os estudos na etapa da educação básica, quanto por causa da situação econômica. Ainda que não seja longe, não precisamos ir à Matupá".

Desde 2011, quase 10 mil pessoas foram certificadas no Ensino Fundamental e Médio pela Seduc. Além do Exame Supletivo Online e Exame Supletivo Online Itinerante, a Secretaria realiza o exame para pessoas privadas de liberdade (PPL) dentro das unidades penitenciárias do Estado.

Esta manhã, em Peixoto de Azevedo, quatro pessoas privadas de liberdade, que estão trabalhando na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na cidade, realizaram o Exame, assistidos por um agente prisional.

O Exame Itinerante, nos moldes do realizado em Peixoto, acontece com um agendamento prévio e deslocamento da equipe da Seduc para as localidades que não possuem Cejas. Nos 22 municípios onde existem Cejas o Exame Supletivo Online é realizado durante todo ano, com agendamento pelo site da Seduc e a prova presencial na unidade escolar.

Interessados podem acessar o portal http://sigeduca.seduc.mt.gov.br/exame/home.aspx ou ligar para (65) 3365 4334 e (65) 3613 6325.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE