Um empresário, de 42 anos, que divulgou na rede social um vídeo oferecendo bebida alcoólica para um papagaio, em Cuiabá, foi identificado e detido pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente. Ele foi conduzido até a Dema para esclarecimentos. O casal de aves da espécie papagaio, chamados de Sofia e Hulk, foi resgatado para perícia.
Logo que informados sobre o crime ambiental registrado em vídeo e divulgado em redes sociais, os policiais civis analisaram as imagens e identificaram o estabelecimento onde o fato foi gravado. No endereço, o dono do mercado confirmou que era a pessoa que aparecia oferecendo cerveja ao papagaio fêmea, alegando que a ave tem o costume de colocar bico em tudo. Na casa havia outro papagaio, do sexo macho.
O morador disse que os animais não possuem comprovação legal da origem e foram resgatados no sítio da avó.
Segundo a polícia, ele poderá ser indiciado pelo crime do artigo 29, de matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, da Lei 9605/98.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.