PUBLICIDADE

Sinop tem mais de cem alunos classificados na 2ª fase da Olímpiada Brasileira de Matemática

PUBLICIDADE

A segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2016 aconteceu no último sábado. Em Sinop, 122 alunos foram classificados. A assessora pedagógica Janaina Schweitzer Chitolina informou, ao Só Notícias, que participaram alunos das escolas estaduais Olímpio João Pissinati Guerra, Nossa Senhora de Lourdes, Maria de Fátima Gimenez Lopes, Professor Edeli Mantovani, escola municipal Jardim Paraíso, entre outras nas imediações dessas unidades. A assessora disse que por conta da greve dos professores, muitas escolas não participaram da primeira fase, que aconteceu em agosto. 

Janaina diz que a OBMEP é uma forma de incentivar os alunos a estudarem matemática. Ela afirma que a premiação não se limita somente a medalhas, que boas notas podem resultar em bolsas de estudo, no ingresso no Programa de Iniciação Científica Jr (PIC), e que seria importante que as escolas conseguissem trabalhar mais a fundo o tema. “Os alunos tem muito a aprender. As perguntas estão parecidas com o Enem, se as escolas conseguissem trabalhar melhor isso, seria um benefício muito grande para os alunos”.

O resultado desta fase será divulgado em 30 de novembro. A OBMEP é para os alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio, e acontece em duas fases – na primeira participam todos os alunos inscritos e, na segunda, aproximadamente 5% dos alunos de cada escola que tiverem o melhor desempenho na fase anterior. Os estudantes são premiados com medalhas e certificado de menção honrosa.  Em 2015, mais de 600 estudantes mato-grossenses foram premiados. Na rede estadual, 45 alunos foram medalhistas, sendo três de ouro, cinco de prata e 37 de bronze. Além disso, outros 361 alunos receberam menção honrosa e onze escolas e onze professores foram premiados. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE