A prefeitura fará credenciamento, dia 29 do mês que vem, com foco na contratação de empresas que tenham interesse na prestação de avaliações laboratoriais, visando reduzir a demanda de usuários vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) no laboratório municipal de análises clínicas. Os serviços foram solicitados por meio da secretaria municipal de Saúde e o investimento previsto é de R$ 540 mil.
Serão realizados cerca de 22 mil exames, durante período contratual de 12 meses (previsão inicial). Estão entre eles a colinesterase, ferritina, ferro sérico, prolactina, proteínas totais e frações, proteinuria 24 horas, eletroforese de hemoglobina, dosagem de hormônio tiroxina, TSH, tempo de tomboplastina parcial ativado e tempo de atividade protombiana.
Também estão listados os procedimentos de, citomegalovírus IGG e IGM, coombs indireto, hepatites (B e C), Rubéola IGM, hidroxivitamina D, toxoplasmose IGG e IGM, urocultura e antibiograma, teste de avidez toxoplasmose, antígeno prostático específico livre e total, treste de avidez citomegalovírus, sorologia rubéola IGG, coagulometro completo, entre outros.
A gestão destacou que, atualmente, o município não tem equipamentos para determinadas atividades e com foco em grupos específicos, tais como gestantes, imunossuprimidos, crianças, homens no rastreio de câncer de próstata, ou solicitações para pacientes que necessitam de especialistas.
Os procedimentos variam de acordo com a situação clínica e o histórico do paciente, envolvendo o diagnóstico de condições médicas, monitoramento de tratamento, avaliação de saúde geral, investigação de sintomas inespecíficos, rastreamento de doenças, avaliação de riscos, investigação de exposições tóxicas e mais.
Os exames poderão ser solicitados a qualquer tempo e em qualquer quantidade distribuída para os credenciados, conforme necessidade da pasta responsável. Os resultados deverão ser disponibilizados de forma online, tanto com liberação pelo sistema da contratada, quanto como envio de arquivos por e-mail, em cronograma de 7 dias.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.