O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, realizará coletas excepcionalmente neste sábado (26), das 7h30 às 12h. A ação tem como objetivo facilitar a doação para voluntários que não podem comparecer à unidade em dias úteis.
A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, ainda acrescentou que a iniciativa visa intensificar as doações e minimizar os efeitos do feriado previsto para o dia 28 de outubro, em que é celebrado o Dia do Servidor Público. “Como a unidade não funcionará na segunda-feira, dia 28 de outubro, estamos abrindo as portas neste sábado, para atender a todos os doadores que tiverem o interesse em fazer a doação. Convido especialmente os servidores públicos a comparecerem no MT Hemocentro e fazer esse gesto de amor ao próximo, em alusão ao Dia do Servidor”, disse.
O Ministério da Saúde orienta que os doadores apresentem um documento oficial com foto, pesem 50 kg ou mais, estejam em bom estado de saúde e tenham feito uma refeição equilibrada. A faixa etária para doação é dos 16 aos 69 anos, 11 meses e 29 dias. Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses. São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.
A sede MT Hemocentro está localizada na Rua 13 de Junho, nº 1055, em Cuiabá. No interior do Estado, as doações podem ser feitas nas Unidades de Coleta e Transfusão, localizadas nos seguintes municípios: Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop (anexo ao hospital regional), Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.