PUBLICIDADE

MEC adia simulado do Enem

PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) adiou a abertura da terceira edição do simulado online do programa Hora do Enem, que estava agendada para começar no próximo sábado (13). A mudança é devida ao calendário dos Jogos Olímpicos Rio 2016, e nova data foi agendada para o dia 3 de setembro.

De acordo com a Geekie, responsável pelo desenvolvimento da plataforma de estudos, a intenção é que mais estudantes participem do simulado. Ao todo, 711 mil participaram da primeira edição, mas o número caiu na segunda edição para 360 mil.

Os estudantes que ainda não se cadastraram na plataforma, poderão se cadastrar gratuitamente até o dia de realização, desde que não ultrapassem o horário de início da prova, que é às 20h. Qualquer pessoa pode se inscrever para participar do simulado.

O simulado estará aberto a partir do dia 2 de setembro, mas o MEC ainda não definiu durante quantos dias ele ficará disponível. O primeiro simulado foi realizado nos dias 30 de abril e 1º de maio, e repetido nos dias 7 e 8 de maio e o segundo ficou disponível de 25 de junho a 3 de julho.

O simulado tem 80 questões no formato das provas do Enem (são 20 perguntas por prova) e duração máxima de quatro horas. Cada estudante pode fazê-lo uma vez, no horário que quiser, dentro das datas em que o simulado estiver no ar. Está previsto ainda um quarto simulado, que será disponibilizado a partir do dia 8 de outubro. Os últimos exames serão no mesmo formato do Enem e terão dois dias de duração. Não haverá simulado da redação.

A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada por meio do programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE