PUBLICIDADE

Beber é eleito pró-reitor da UFMT Sinop com 50% dos votos

PUBLICIDADE

O professor Roberto Carlos Beber venceu a eleição para pró-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso campus de Sinop. A eleição terminou, ontem à noite, e o resultado foi divulgado hoje. Ele obteve 50% dos votos válidos do colégio eleitoral, que é composto por professores, técnicos e acadêmicos. A posse ocorrerá no dia 15 de outubro, junto com a reitora eleita Myrian Serra, em Cuiabá. O mandato é de quatro anos. O atual pró-reitor é o professor Marco Antônio Araújo Pinto

Beber é graduado em Ciências Agrárias e mestre em Extensão Rural. Ele concorreu ao posto com o professor Mário Sugizaki e o técnico administrativo Ewerton Souza. “A partir de agora vamos dialogar com a comunidade para saber qual é a universidade que queremos. Faremos uma gestão participativa. Pretendemos estruturar e dar a possibilidade aos 11 cursos já existentes condições de desenvolverem as suas atividades, ou seja, formar acadêmicos com excelência”, disse Beber, ao Só Notícias.

O novo reitor disse ainda que o campus sinopense precisa de restruturação administrativa para passar pelo processo de emancipação (independência do campus). “Precisamos de uma reestruturação da universidade para que ocorra emancipação do campus. Teríamos que ter aqui não todas as pró-reitoras, como existe em Cuiabá, mas sim secretarias parecidas. Isso é uma das exigências para conseguir restaurar o campus. Precisamos trazer um secretaria de assistência estudantil e planejamento para garantir experiências administrativas. Outro fator que vai nos possibilitar a emancipação é o apoio da reitora eleita [Myrian Serra]”.

Ele avaliou como positiva e democrática a escola do pró-reitor através do voto direto. “Ser eleito pelo voto da maioria permitirá autonomia ao pró-reitor. Tivemos bons e esclarecedores debates neste mês. A comunidade teve a oportunidade de ouvir e questionar os três candidatos. A escolha foi democrática e a partir de agora, a comunidade vai se sentir representada. Como fomos eleito pela maioria, termos o respaldo e vai facilitar na administração”.

Esta foi a primeira vez que um pró-reitor é eleito por voto. A indicação do nome era prerrogativa exclusiva da reitoria. No entanto, durante a campanha para reitor na UFMT, em março deste ano, professores e técnicos administrativos do campus sinopense exigiram de todos os candidatos que o novo pró-reitor fosse escolhido por voto e eles acataram.

Beber disse que pretende implantar e colocar em funcionamento o Conselho  Superior do Campus de Sinop (COSIN). “Esse conselho terá a representatividade  de todos os segmentos da comunidade acadêmica. Fizemos um esboço inicial da nossa proposta de trabalho, mas sabemos que teremos um ano difícil de recessão econômica. Então primeiro vamos estruturar os cursos que ai estão e depois iremos traçar novos rumos junto à comunidade para os próximos quatro anos  de mandato”.

Roberto iniciou sua carreia de servidor público como técnico administrativo, em 1995. Começou a trabalhar no campus de Sinop, em 2007. Atualmente é professor no Instituo de Ciências da Saúde e ministra aulas para os curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, Medicina Veterinária e Zootecnia. Além de exercer a função de Gerente de Administração de Planejamento.    

Atualmente, o campus sinopense conta com aproximadamente três mil acadêmicos nos cursos de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática (Hab. em Física, Química ou Matemática); Engenharia Florestal; Enfermagem; Zootecnia; Agronomia; Medicina Veterinária; Engenharia Agrícola e Ambiental; Farmácia e Medicina. Trabalham na  unidade 250 professores e 85 técnicos administrativos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE