PUBLICIDADE

Cartórios de Mato Grosso fazem mutirão para cadastro de doação de órgãos

PUBLICIDADE

Os Cartórios de Notas do Mato Grosso realizarão neste sábado (19) a 2ª edição da Jornada Notarial, evento gratuito de aconselhamento jurídico notarial que, neste ano, terá como foco a doação de órgãos. O objetivo é a emissão da Autorização Eletrônica para Doação de Órgãos (AEDO), um documento gratuito onde a pessoa declara sua vontade de, ao falecer, doar os órgãos. Porém, para que a doação realmente aconteça, é preciso o consentimento da família.

Haverá atendimento presencial somente em Cuiabá, das 8 às 14 horas, porém moradores das demais cidades podem fazer autorização eletrônica através do link, gratuitamente.

A ação conscientiza a sociedade sobre a importância da doação de órgãos, reduzindo a fila de espera que ultrapassa 60 mil pessoas no Brasil. Desde seu lançamento, já foram solicitadas mais de 250 autorizações de doações em Cartórios do Mato Grosso.

Regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e disponível gratuitamente para toda a população, a AEDO feita pelos Cartórios de Notas pode ser consultada, via CPF do falecido, pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde diretamente na Central Nacional de Doadores de Órgãos.

Cada cidadão pode ter apenas uma AEDO ativa, e caso deseje incluir outros órgãos na autorização, deverá revogar a anterior e emitir uma nova declaração.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE