As professoras Tânia Pitombo de Oliveira e Cristinne Lemos Tomé obtiveram aprovação para apresentar o trabalho de comunicação no 1º Congresso Internacional de Língua Portuguesa: experiências culturais e linguístico-literárias lusófonas, que será realizado na Universidade de Santiago no Chile entre os dias 13 e 14 de outubro. Elas irão representar Mato Grosso com a pesquisa “O jornal ‘O Sinopeano’ e o processo de identificação do sujeito sinopense durante a colonização da região norte mato-grossense na década de 70 do século XX”.
A carta de aceite da pesquisa foi enviada pela fundação portuguesa Calouste Gulbenkian. Esta fundação é destinada a fomentar o conhecimento e a melhorar a qualidade de vida das pessoas através das artes, da beneficência, da ciência e da educação.
A professora Tânia disse, ao Só Notícias, que existe um grupo de profissionais da universidade em busca de resgatar a história midiática do município. “Este projeto que iremos apresentar será muito importante. É uma forma de valorizar e reconstruir a imagem da região Norte. Antes, éramos falados através dos olhos dos veículos de comunicação dos outros estados. Hoje temos como responsabilidade resgatar, através das pesquisas, a história da nossa região. Existem oito frentes de trabalho que fazem o levantamento da identidade de Sinop”.
O Jornal Sinopeano foi o principal e único instrumento de produção e circulação de notícias locais durante os primeiros anos de fundação e emancipação de Sinop, Santa Carmen, Vera e Cláudia. As primeiras publicações circularam nos anos de 1979 a 1985.