PUBLICIDADE

Receita Federal anuncia mudança no formato do CNPJ a partir de julho de 2026

PUBLICIDADE
Agência Brasil (foto: assessoria)


A partir de julho de 2026, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) passará a ser alfanumérico, contendo letras e números. A Receita Federal publicou hoje instrução normativa que altera o formato dos cadastros de empresas.

Em nota, a Receita esclareceu que a mudança não afetará as empresas atuais, apenas os cadastros futuros. Tanto os números atuais como os dígitos verificadores não serão alterados. Segundo o Fisco, a mudança é necessária para garantir a disponibilidade de números de identificação sem causar impacto na sociedade nem interromper políticas públicas.

O novo número de identificação do CNPJ, informou a Receita, terá 14 posições. As oito primeiras, com letras e números, identificarão a raiz do novo número. As quatro seguintes, também alfanuméricas, representarão a ordem do estabelecimento. Somente as duas últimas posições, que correspondem aos dígitos verificadores, continuarão a ser numéricas.

No caso dos dígitos verificadores, para manter os algarismos nos futuros CNPJ, os valores numéricos e alfanuméricos serão substituídos pelo valor decimal correspondente ao código da tabela ASCII (Código Padrão Americano para Intercâmbio de Informações), usada pela maior parte da indústria de computadores. Do código da tabela ASCII, será subtraído o valor 48. Dessa forma, a letra A equivalerá a 17, B a 18, C a19 e assim por diante.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Indústrias de Diamantino acumulam R$ 2,9 bilhões em volume de exportações

Diamantino está em 13º no ranking de estadual de...

Empresas de Nova Mutum contratam mais de 200 novos profissionais

Empresas e indústrias de Nova Mutum divulgaram 221 novas...

Sicoob Norte MT inaugura 5ª agência em Sinop

A diretoria do Sicoob Norte Mato Grosso inaugurou, nesta...

Movimentação de cargas áreas em Alta Floresta sobe 90%; Rondonópolis também cresce

O último levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil...
PUBLICIDADE