O Conselho da Universidade Estadual de Mato Grosso vai decidir, nos dias 30 e 31 deste mês, se acata o pedido de transferência do curso Sistemas de Informação, atualmente ofertado no campus de Colíder, para o campus de Sinop. Caso a decisão seja favorável, a primeira turma será aberta no segundo semestre. “O processo está todo pronto e encaminhado. Se aprovado, sairá no edital de vestibular, divulgado em maio. A intenção é fazer um curso regular, com turmas em todos os semestres”, explicou, ao Só Notícias, o coordenador do campus de Colíder, Tales Nereu Bogoni.
A abertura do curso em Sinop está atrelada à oferta de vagas em turmas únicas para quatro novas graduações em Colíder. O município oferta Sistemas de Informação há 12 anos e, conforme Tales, não apresenta mais demanda. “As turmas não completam mais. Não há alunos suficientes interessados. Fizemos uma pesquisa e identificamos que os cursos que a cidade necessita são outros. Por isso, se for aprovada a transferência, abriremos em Colíder, Agronomia, este ano. Matemática, em 2017. Engenharia Civil, em 2018, e Biologia, em 2019”.
Para saber se haveria procura por Sistemas de Informação em Sinop, também foi aplicada uma pesquisa. “Tem demanda, pois fizemos levantamento com escolas estaduais. O relatório mostrou que 53% dos estudantes do ensino médio não descartam cursar uma graduação na área de informática. Tem uma procura muito grande para trabalhar nesta área de computação”, afirmou.
O processo já está nas mãos dos 50 conselheiros da universidade. O pedido de transferência é inédito na história da Unemat. “Eles têm este tempo para analisar as propostas. Ainda não sabemos se será voto qualificado ou por maioria simples, pois é a primeira vez que é feito este processo. É uma inovação. A intenção é criar esta rotação, tirando cursos de onde há baixa procura e ofertando em locais em que há demanda”, adiantou.
A votação será na sede da universidade, em Cáceres.
De acordo com a definição apresentada pelo Guia do Estudante, da editora Abril, o curso de Sistemas de Informação capacita profissionais para administrarem o fluxo de informações que circulam por redes de computadores dentro e fora de uma organização. “Ele desenvolve o processamento, os sistemas de armazenamento e de recuperação de dados e disponibiliza esse material para usuários de redes, criando, adaptando e instalando programas para facilitar e organizar a consulta”.