A senadora Rosana Martinelli (PL) cobrou urgência para o projeto da Ferrogrão, que liga Sinop a Miritituba (PA), ontem, ao presidir uma audiência pública no Senado Federal para discutir concessões ferroviárias e a necessidade de ampliar a participação do modal ferroviário na matriz de transportes do Brasil. “O agronegócio é um dos pilares da economia brasileira e depende de um sistema de transporte eficaz para escoar a produção de grãos, carnes e outros produtos agrícolas para os mercados internos e externos. De forma similar, a indústria precisa de transporte rápido e confiável para garantir que seus produtos sejam competitivos”, disse a senadora.
A ferrovia foi um dos pontos centrais da audiência. O projeto, com 933 km de extensão, visa escoar a safra, madeira e outros produtos, além de receber insumos importantes para o setor produtivo. Presente na audiência, Elisângela Pereira Lopes, da Confederação da Agricultura e Pecuária, pontuou que a adoção do modal ferroviário pode reduzir os custos de transporte em cerca de 30%. Segundo ela, o novo estudo revisou a estimativa inicial de movimentação de 20 milhões de toneladas para até 50 milhões de toneladas ao final da concessão. “Temos que reconhecer a importância desses estudos e a urgência de tirar esse projeto do papel”, afirmou Elisângela.
Outro ponto discutido foi o papel estratégico da ferrovia para o aumento das exportações brasileiras via portos do Arco Norte, que cresceu de 5 milhões de toneladas em 2013 para 22,5 milhões em 2022. “O Brasil é uma potência no agronegócio e precisa de uma logística eficiente para garantir sua competitividade internacional”, disse o secretário nacional de Transportes Ferroviários, Leonardo Cézar Ribeiro.
A senadora comemorou o resultado da reunião. “A discussão agora envolve não só o Ministério dos Transportes, mas também o governo e o Ministério do Meio Ambiente. Vamos seguir trabalhando para prosperar esse projeto até 2025. O ministro Renan Filho (Transportes) está disposto a colaborar, mas é necessário o envolvimento das tradings do agronegócio para viabilizar a obra, devido à falta de recursos federais. Desejo ser uma voz do Nortão clamando por essa ferrovia”, declarou Rosana.
Entre os presentes na audiência, estavam ainda importantes nomes do setor de transportes e logística, como Davi Ferreira Gomes Barreto, diretor-presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários, Luiz Baldez, presidente da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga.
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