A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) contabilizou que foram feitas, hoje, cerca de 14 mil novas matrículas pelo sistema online. Desse total, 98 pessoas já garantiram a vaga mediante apresentação nas escolas dos documentos exigidos. Além das duas creches estaduais, seis escolas de Rondonópolis e uma de Cuiabá tiveram a oferta preenchida nas primeiras horas. No entanto, a secretaria garante que há vagas suficientes para atender toda a demanda em todo o Estado.
O número de solicitações foi grande nas primeiras horas em que o sistema foi aberto, às 8h, desta quinta-feira. Em duas horas de atendimento foram feitas mais de oito mil solicitações registradas. O fato, segundo a Superintendência de Tecnologia de Informação da Seduc, sobrecarregou o sistema e algumas pessoas tiveram dificuldades de acesso, porém a partir das 10h30, a situação foi normalizada.
De acordo com o secretário adjunto de Política Educacional, Gilberto Fraga de Melo, a expectativa é de que sejam efetuadas 20 mil matrículas/dia. “Pode acontecer de não ter vaga na primeira opção de escola, mas haverá em outras unidades. O próprio sistema informa onde estão as vagas disponíveis”. Ele ressalta que a opção da secretaria pelo processo online foi para garantir a impessoalidade, a imparcialidade e a democratização das vagas.
Fraga destacou ainda que o processo evita as situações vexatórias e humilhantes pelas quais as famílias passavam ao enfrentar enormes filas e dormirem em frente às escolas durante dias, para tentar conseguir senhas. “Mesmo passando por todo esse sofrimento, muitas vezes não conseguiram a vaga naquela unidade, tendo que passar por tudo de novo para tentar em outra escola”, lembra Melo.
No total, 439 escolas urbanas, que atendem as modalidades dos ensinos Fundamental e Médio, participam do processo de matriculas web. Também são realizadas pela internet as matrículas para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) – nas escolas regulares que ofertam a modalidade.
Para confirmar a vaga solicitada, é necessário que o pai/ responsável ou o aluno maior de idade se dirija até a escola com a documentação exigida: documentos pessoais, comprovante de residência, histórico escolar, entre outros.
Tanto a matrícula via internet, quanto a confirmação e entrega de documentos podem ser realizadas até o dia 19, informa a assessoria.