Duas serpentes da espécie muçurana (Clelia clelia), também conhecidas como cobras-pretas, foram encontradas nas dependências de estabelecimento, localizado às margens da rodovia estadual (MT-208), na região do bairro Aquarela. Não houve registro de incidentes, segundo o Corpo de Bombeiros.
Conforme o boletim de ocorrência, um morador flagrou os animais e conseguiu realizar a captura com o auxílio de garrafas pet. Posteriormente, transportou e entregou os répteis aos cuidados da 7ª Companhia Independente dos Bombeiros Militares.
Por sua vez, os profissionais verificaram a condição em que se encontravam e destinaram uma guarnição para se deslocar com ambas até área de mata ciliar (situada próxima a cíorrego), fora dos limites da cidade, onde foram devolvidas ao habitat adequado.
A espécie, segundo o Instituto Butantan, não possui peçonha e pode alcançar até 2,5 metros. Em seu ciclo de vida, costuma variar entre rotinas diurnas e noturnas, habitando áreas de mata rasteira ou fechada, nas imediações de rios e lagos. Outra característica notável é a alternância de sua coloração, indo de rosa-claro e laranja quando jovem até azul-escuro e preto na fase adulta.
Ainda segundo o Butantan, tal como nos biomas do Mato Grosso, a cobra também pode ser encontrada nos estados da Bahia, Maranhão, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e outros.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.