As matrículas de redirecionamento dos alunos das escolas municipais para as estaduais começaram essa semana, nas 18 unidades em Sinop. Segundo a Assessoria Pedagógica, não há mais vagas no período matutino nas escolas estaduais Nilza de Oliveira Pipino e São Vicente de Paula. Foram ofertadas mais de 200 e todas acabaram sendo preenchidas, devido a grande procura desde segunda. Alguns amanheceram na frente das escolas formando filas para confirmarem as rematrículas.
O assessor pedagógico, Anézio Bach, explicou, ao Só Notícias, que não há necessidade dos pais passarem por esse transtorno e confirmou que os alunos da rede municipal já têm vagas garantidas na estadual. “O motivo da formação dessas filas é que os pais querem garantir que os filhos estudem no período da manhã e as escolas não comportam toda essa demanda em um só período. As unidades vão direcionar os alunos de acordo com as vagas e horários conforme a quantidade de salas disponíveis”.
Os alunos novos que não constam no quadro das escolas da rede estadual ou na condição de transferência das estaduais, federais e municipais devem preencher cadastro de reserva no site da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) na página ‘solicitação de matrícula web 2016' no período de 14 a 19 deste mês
As aulas começam dia 15 de fevereiro e o ano letivo acabará em 23 de dezembro.
A estimativa é de 2,6 mil novos estudantes que concluíram o ensino fundamental no ano passado, ingressem na rede estadual.