Mais de 800 mil camisetas de uniformes escolares, com nova identidade visual, estão sendo confeccionados para atender os alunos da rede estadual de ensino em 2016. Com padrão único para todas as 753 escolas, as peças deverão ser entregues já no início do ano letivo para a maioria das escolas com um custo de até R$ 5 cada. O aproveitamento de mão de obra dos reeducandos de Mato Grosso é outro destaque do projeto.
A quantidade em produção tem como base o número de alunos, cerca de 400 mil no estado, sendo duas camisetas por estudante. Desse total, quase 188 mil abrange o público feminino. As camisetas têm tamanhos definidos por idade, de 3 a 16 anos, e nos tamanhos P, M, G, formatos masculino e feminino, com a opção baby look.
No entanto, as escolas estão liberadas para confeccionarem os uniformes tradicionais, com a identidade de cada uma, já utilizadas por elas. Mas a orientação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), aos fabricantes é de que limitem a produção para que não haja estoques, uma vez que o Governo Estadual também disponibilizará o novo uniforme a um preço mais acessível.
As camisetas terão custo zero para a Seduc, devido a uma parceria do Governo do Estado com a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa). Álvaro Salles, responsável pelo acompanhamento do processo de fabricação e entrega, da Ampa, explicou que o molde e o corte das peças estão sendo feitos por uma fábrica de Blumenau (SC), assim como boa parte da confecção, para possibilitar o atendimento da demanda estudantil, uma vez que o tempo é exímio para que as indústrias de Mato Grosso finalizassem até o início das aulas. “A previsão é que em meados de fevereiro seja entregue nas escolas”.
Outra parte da demanda será realizada por indústrias de Mato Grosso, localizadas em diferentes cidades polos. “A ideia é facilitar a entrega nas unidades escolares, já que a produção será finalizada nas respectivas regiões”, explicou o assessor da Coordenadoria de Apoio Logístico da Seduc, Paulino Alves de Oliveira.