sexta-feira, 27/setembro/2024
PUBLICIDADE

Unemat anuncia mais dois cursos de mestrado e doutorado

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Os novos cursos de doutorado em Educação, a ser oferecido pela Unemat em Cáceres, e de mestrado profissional em Processos e Tecnologias Educacionais em Rede, em Alto Araguaia, foram aprovados pela Capes. O resultado do edital para Propostas de Cursos Novos na Modalidade de Ensino Presencial (APCN) foi divulgado de forma on-line após reunião da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Além desses dois novos cursos, neste mês, a Capes já havia anunciado parecer favorável ao doutorado acadêmico em Geografia, em Cáceres, Letras em Sinop e Ensino de Ciências e Matemática em Barra do Bugres. A reitora da Unemat, Vera Maquêa, pontuou que a Unemat contribui diretamente na redução das assimetrias regionais para o acesso e fortalecimento da pós-graduação na região Centro-Oeste.

“Quero salientar, mais uma vez, o engajamento de docentes na construção dessas propostas que demandam alto nível de qualidade na produção científica e foco na atuação da área. Para isso, foi fundamental o papel da gestão em estabelecer ações estratégicas para atender exigências da Capes ao propor abertura de novos cursos”, destacou.

A área de concentração em Educação é articulada por duas linhas de pesquisa: 1. Educação e Diversidade, que desenvolve estudos e pesquisas sobre práticas culturais, constituição do sujeito, diversidade étnica e cultural, educação indígena, educação do campo e em outros contextos formativos. 2. Formação de Docentes, Políticas Educacionais e Práticas Pedagógicas, relativa à formação inicial e continuada de docentes, aos processos de ensino e aprendizagem, teorias e práticas pedagógicas, à relação universidade-escola e às políticas educacionais.

O programa conta com a coordenação da professora Loriége Pessoa Bitencourt e 14 professores pesquisadores. Serão oferecidas 14 vagas anualmente. O edital específico para seleção de discente em cada curso será divulgado no site da Unemat, em breve.

Já o Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede é liderado pela Universidade do Estado do Amazonas, com nove IEs integrantes. Na Unemat, o curso será implantado no câmpus de Alto Araguaia, sob a coordenação do professor Caio César Enside de Abreu.

O curso será oferecido na modalidade presencial. As disciplinas serão organizadas de modo a atender as necessidades do processo de formação de professores em serviço. É prevista a abertura de 10 vagas pela Unemat, a cada ano , sendo 110 pela Rede. A seleção segue o calendário nacional e ainda não há previsão.

O curso tem áreas de concentração em: Tecnologias Educacionais para a Educação Básica e Processos Inovadores e Culturas Digitais na Educação Básica, com linhas de pesquisa: 1. Desenvolvimento, implementação e avaliação de tecnologias educacionais; 2. Formação de professores em tecnologias para a Educação Básica; 3. Processos inovadores e metodologias ativas; e 4. Culturas digitais e multiletramentos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Seduc premiará professores destaques no uso da tecnologia para aprendizagem em MT

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT)...

Universidade Federal de Mato Grosso aprova três novos cursos de doutorado

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) aprovou três...

Três novos doutorados na UFMT começam no 1º semestre de 2025, prevê pró-reitor

A Universidade Federal de Mato Grosso aprovou três novos...

Final do concurso de desenho estudantil será mês que vem em Alta Floresta

A premiação da 4º edição do concurso municipal de...
PUBLICIDADE