PUBLICIDADE

Novo município que fica no Nortão tem 4,2 mil eleitores aptos a votar e 3 seções locais

PUBLICIDADE
Só Notícias/Kelvin Ramirez (foto: reprodução)

Com três locais de votação, 12 seções eleitorais e 4.244 pessoas aptas ao voto, o mais novo município de Mato Grosso, Boa Esperança do Norte (90 km de Sinop), terá as primeiras eleições no próximo dia 06 de outubro. Disputam a primeira eleição para o cargo de prefeito dois candidatos. Já 45 candidatas e candidatos concorrem às nove vagas para a formação da primeira legislatura da câmara de vereadores do município.

Boa Esperança do Norte se tornou um município após  decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), tomada em  6  de outubro de 2023, após se desmembrar de Sorriso de quem foi distrito por muitos anos. Tem sete mil habitantes e o candidato que tiver mais votos válidos para o cargo no dia 6 se elegerá para inaugurar a cadeira da chefia do Executivo municipal.     

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, juntamente com outros membros da instituição, esteve na cidade, ontem, conversando com a população e visitando locais de votação. “Fizemos uma reunião com eleitores, eleitoras, candidatos e candidatas, e reafirmamos que iremos fazer uma eleição limpa, com todo o aparato de segurança, e que contamos com a colaboração de todos e todas para isso. Fiquei muito feliz e as pessoas também, ao sentirem a presença do poder público, representado pelo Tribunal Regional Eleitoral e pela secretaria de Estado de Segurança, por meio da Polícia Militar. O sonho dessas pessoas em ter esta localidade transformada em município é muito bonito, eles já trouxeram parte do desenvolvimento agrícola, agora só falta a estrutura administrativa. Então, para eles a eleição é de suma importância e a gente sentiu na fala deles a satisfação em nos receber, o que nos deixa muito contentes. Agradeço a Deus por nos permitir percorrer quase 450 km para conhecer o mais novo município do Brasil”, ressaltou a presidente.

A juíza da 43 Zona Eleitoral, com sede em Sorriso, à qual pertence Boa Esperança do Norte, Emanuelle Chiaradia Navarro Mano, explicou que o procedimento de organização da eleição é o mesmo. “Basicamente, temos o mesmo processo, apesar de ser a primeira eleição, apenas diferencia, por exemplo, a questão da posse, porque a presidente do TRE determinou que a posse seja dada aos vereadores e vereadoras eleitos pela Justiça Eleitoral, o que geralmente não ocorre nos municípios já existentes, porque essa é uma atribuição do Poder Legislativo, então a Justiça Eleitoral apenas faz a diplomação. Com relação à organização da eleição, sabemos que é um momento muito esperado pela população, então nós já estamos com tudo em dia. As urnas já estão prontas, os mesários já foram treinados, nós tivemos essa reunião com a sociedade e com os candidatos para tirar algumas dúvidas, então está tudo encaminhado”.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE